Ícone do site PSDB-Mulher

Divulgação de fake news preocupa o mundo todo, alerta Hauly

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) avalia que as fake news – notícias falsas compartilhadas nas redes sociais – são motivo de debate em todos os parlamentos do mundo. Na avaliação do parlamentar, é preciso encontrar uma alternativa para diminuir o impacto nefasto do compartilhamento de mentiras na internet.

O tucano participou de comissão geral no Plenário da Câmara nesta terça-feira (19) sobre o tratamento dado a notícias reconhecidamente falsas. Após intenso debate sobre o tema durante as últimas eleições norte-americanas, Hauly apresentou projeto de lei (7604/2017) para definir a aplicação de multa pela divulgação de informações falsas pela rede social.

Segundo Hauly, a propagação de notícias falsas sempre esteve presente na humanidade, mas ganhou força com a tecnologia. Por meio de redes como Whatsapp e Facebook, os brasileiros replicam com velocidade dezenas de mensagens com a mesma mentira.

A evolução do debate já apresenta resultados, como a criação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de uma Comissão Especial de Combate às Fake News. Os veículos de comunicação também começam a se empenhar no combate à proliferação de inverdades, acrescentou. O tucano destacou o “Estadão Verifica”, sistema de checagem de boatos do portal jornalístico, e o site Boatos.org.

“Eu quero contribuir para o debate nacional. Quero que a proposta seja evoluída, debatida, discutida, para que sejam tomadas providências, a fim de que as eleições possam ter mais qualidade e envolver os órgãos públicos de estatística de verdade”, disse Hauly.

O debate contou com a presença de especialistas da área, como o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, Márcio Novaes; o Promotor e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital, Frederico Meinberg Ceroy; o Editor do site migalhas.com.br, Miguel Matos; a Gerente de Políticas Públicas do Facebook Brasil, Mônica Guise Rosina; o Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing Digital Marcelo Vitorino, entre outros.

*Do PSDB na Câmara

Sair da versão mobile