Após representarem cerca de 52% dos novos negócios criados no país, segundo o Sebrae, as mulheres estão indo além. Sua alta participação no mercado tem inspirado as empresas a investir na capacitação e empoderamento feminino para mulheres possam melhorar seu desempenho dentro do mercado de trabalho.
De acordo com a pesquisa Global EntreperneushipMonitor do ano de 2016, a taxa de mortalidade de empresas fundadas e administradas por mulheres era de 15,4% nos três primeiros anos de vida, enquanto aquelas criadas por homens fechavam em 12,6% dos casos observados.
Para reverter tal dado, startups têm criados programas que unem e incentivam mulheres empreendedoras para identificar seus pontos fortes, semelhanças e compartilhar experiências. Este é o caso da Foça Meninas, criada em 2016, que promove capacitações, workshops e o incentivo tanto para mulheres, quanto para suas filhas.
Em São Paulo, a empresa Feminaria atua há seis meses apenas na promoção do empreendedorismo entre as mulheres. Em apenas três meses, todos os custos já tinham sido cobertos, enquanto após um semeste, sua receita já chegava a um aumento de 63% em relação ao que havia sido investido.
*Com informações da Folha de S.Paulo