A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) cobrou do governo ações imediatas para melhorar o sistema de transplante de órgãos, principalmente, para crianças e o relacionado ao sistema multivisceral – quando vários órgãos são transplantados ao mesmo tempo. Esse tipo de transplante é recomendado em geral quando bexiga, intestinos, fígado, pâncreas e estômago não funcionam.
“O Brasil ainda está muito cru no que diz respeito a transplante para conseguir abraçar toda a população brasileira que precisa”, ressaltou a deputada. “A gente precisa começar a conversar sobre isso, envolver os convênios, para melhorar essa situação. É um tema bastante complexo e delicado que a gente precisa muito.”
A cobrança ocorreu durante sessão na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara em que estava presente o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Diante de Barros, Mara Gabrilli ressaltou que os que mais sofrem são os bebês que têm doenças raras.
A tucana reiterou que o médico paranaense Rodrigo Vianna, que chefia a equipe do Miami Transplant Institute do Jackson Memorial Hospital, vai participar de uma audiência pública na Câmara para analisar as possibilidades para melhorar o sistema de transplantes no país.
Segundo a deputada, o Brasil não faz cirurgias de transplante mulvisceral por uma série de fatores: o país não tem experiência na área, faltam órgãos pediátricos para transplante e há ausência de estrutura e logística. “É um convite para a gente pensar nisso”, disse.
*Com informações da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) nas redes sociais.