À frente da Prefeitura da Chapada dos Guimarães (MT), um dos cartões postais de quem admira a natureza, passei por vários testes. Mas o meu maior desafio, quando eucomecei, foi com o fluxo das informações. Assumi a prefeitura das mãos de um interventor e não do antigo gestor. Foi aí que nós tivemos algumas informações que não correspondiam àquelas que tínhamos oficialmente.
Tive de me adaptar a uma realidade absolutamente nova, um quadro novo, e isso fez com que a gente tivesse que rever muitas das nossas propostas das nossas ações para que pudéssemos continuar a caminhada. Exatamente como ocorre na vida da gente: nem sempre o planejado pode ser colocado em prática porque somos surpreendidos pelo acaso – uma doença, morte e assim por diante. Na vida política não é diferente.
Porém, sempre tive apoio do PSDB-Mulher. Graças a Deus estamos com bons resultados. Não só pela quantidade, mas pela qualidade das nossas vereadoras e prefeitos. Assim como as prefeitas e os prefeitos, os vereadores nos dão opções daquilo que nós devemos perseguir para melhorar a nossa representatividade.
Tivemos um encontro, em Maceió, nos últimos dias, enriquecedor. Por isso, defendo a permanente troca de experiências e parcerias tão importantes na busca por soluções para os problemas dos municípios – que são muitos. No encontro, foram cerca de cem vereadoras. Ouvimos parlamentares, o ex-governador Teotonio Vilela Filho, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Ao mesmo tempo, conversamos muito entre nós.
Essa parceria é fundamental para que a gente possa desenvolver a cidade porque hoje o que o cidadão quer? Ele não quer mais brigas e disputas. Ele quer ter os problemas da sua cidade resolvidos. Ele quer que os problemas que o afligem no diaadia, saúde, educação, infraestrutura e segurança solucionados e com qualidade.
Ao ouvir os políticos, com suas experiências, contando o que fazem e como buscam resolver essas questões, concluímos como a troca de experiências e parcerias são fundamentais no nosso cotidiano.
Precisamos pensar a cidade. O que também depende do Legislativo, que é extremamente importante. É no Legislativo que as leis são elaboradas. É, no Legislativo, também que se aprovam o plano plurianual e todos os projetos.
É importante que todo esse trabalho seja desenvolvido durante o ano e não apenas às vésperas das eleições. Os vereadores e as vereadoras não podem trabalhar somente no período da eleição, é preciso construir o caminho diariamente, assim como nós, prefeitas e prefeitos também temos de estar atentos a isso.
*Thelma de Oliveira é prefeita da Chapada dos Guimarães (MT), foi presidente do PSDB-Mulher e deputada federal.