Ícone do site PSDB-Mulher

“As mulheres vão melhorar o Brasil”, por Solange Jurema

Estou realizada. Nos reunimos, em Maceió, na semana passada, para discutir os problemas e as soluções que as mulheres do PSDB-Mulher do Norte e Nordeste têm. Foram mais de cem vereadoras, que representam 250 da região! Foi um encontro para capacitação e a gente se surpreendeu com muitas situações. O que dizer? Melhor resultado não haveria!

Ao ouvir a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, uma jovem, em primeiro mandato e única do PSDB a ir para o segundo turno, que mostrou como se pode fazer uma gestão moderna, uma gestão diferente, uma gestão comprometida  e que nos encanta. Aí percebe-se que esse pessoal jovem, que chega ao PSDB, com muita vontade de acertar e de fazer as coisas da melhor maneira possível.

É muito positivo e serve de exemplo para aquelas que estão chegando, que estão começando como vereadoras, mas que têm pretensão de se tornar prefeitas.Nós tivemos depoimentos de muitas vereadoras que falaram e compartilharam experiências valiosíssimas.

É a constatação de que quando se tem vontade, é possível realizar ações praticamente sem ou com pouquíssimo dinheiro, pois com criatividade e boa vontade sempre arranja-se uma maneira de melhorar sua comunidade.Nesses momentos que percebo o quanto é importante promover cursos, como este que houve em Maceió, porque a parte teórica é importante, eo conhecimento também é poder.

Informação e conhecimento juntos são muito importantes para que elas sejam melhores representantes da classe feminina. Elas precisam saber o  que é um plano diretor, sobre como é que se faz gestão pública e conduz um orçamento. Essa troca de conhecimento é fundamental para que tenhamos representantes capacitadas e preparadas para levar o PSDB-Mulher adiante.

Muita gente se acomoda com a crise e diz‘não tenho dinheiro’ ou ‘não me dão oportunidade’ e com fica lá quietinha no seu canto. É preciso ser proativa e fazer a coisa acontecer.

Quando essas mulheres veem que existem vereadoras e prefeitas que fazem muitas coisas com o mínimo de recursos, percebem o quanto é possível realizar. É preciso buscar as oportunidades e fazer a diferença nos seus mandatos. É isso que enriquece.

Nós estamos plantando uma sementinha pelo Brasil todo. Tivemos exemplos de vereadoras de todos os estados do Norte e Nordeste, neste encontro, e trouxemos gente de muito longe que às vezes jamais teria essa chance de ter essa capacitação.

Eu saio feliz desse encontro com a certeza de que a gente cumpriu a nossa missão que é por meio das mulheres tentar melhorar o nosso país.

 *Presidente nacional do PSDB Mulher e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres no governo Fernando Henrique Cardoso

Sair da versão mobile