A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), apresentou o Pacto Pelotas pela Paz e os projetos da cidade no 11º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A chefe do Executivo participou do Painel “Esforços regionais na redução dos homicídios: o que pode ser feito?” nesta quarta-feira (19) e compartilhou as experiências no planejamento e gestão integradas do setor.
Paula falou sobre a criação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a qualificação do Observatório Municipal de Segurança Pública e a implantação do Comitê Integrado de Prevenção Social da Violência (CIP). Ela explicou a importância de integrar as forças policiais na cidade e de mobilizar a comunidade na elaboração de um Plano Municipal para combater a criminalidade.
“Pelotas se destacou no cenário quando mostramos nossos projetos e investimentos na segurança pública e ao chamar a sociedade para construir uma cultura de paz”, enfatizou.
O debate foi com o secretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, André Albuquerque Garcia (SESP/ES), os representantes do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), Joana Monteiro, do Instituto Igarapé, Michele Ramos, Ariel Fernando Ávila Martinez da Fundación Paz & Reconciliación, da Colômbia e da Evalua, do México, Cecília Real.
A prefeita confirmou ainda a participação de Pelotas no projeto Instinto de Vida, iniciativa apresentada pelo Instituto Igarapé para a redução de homicídios na América Latina.
Neste ano, o evento entre 17 e 19 de julho trouxe o tema “Reforma e Modernização das Instituições Policiais” e reuniu pesquisadores, policiais, membros do judiciário, da sociedade civil, do poder público e privado.
*Do portal da prefeitura de Pelotas