Solange afirmou que o regimento do PSDB-Mulher já estava ultrapassado, o que tornou as mudanças necessárias.
“As adaptações vão dar mais independência ao PSDB-Mulher perante os diretórios nacional e estadual para que as mulheres possam agir com mais independência, com mais liberdade de ação”, explicou.
A presidente ressaltou que todas as modificações vão respeitar os princípios básicos da sigla e o estatuto do partido. “Nós fizemos toda essa adaptação, essa adequação do regimento para podermos trabalhar melhor”, disse.
Para Eliana Piola, 1ª Secretária do PSDB Mulher Nacional e presidente do PSDB Mulher de Divinópolis/MG, a constante atualização das normas permite uma adaptação do regimento à realidade e contribui para a continuidade do trabalho do PSDB-Mulher independente de intervenções externas.
“A importância de nós revermos o regimento interno é adequá-lo ao nosso estatuto, o que infelizmente ainda não tinha sido feito. Nós estamos avançando e abrindo uma possibilidade de fortalecimento do secretariado como órgão efetivo, dinâmico, que faz parte da vida do PSDB, trazendo, inclusive, mais autonomia de atuação”, disse.
A tucana reforçou a importância do fortalecimento das presidentes estaduais para a continuidade do trabalho iniciado. “Esse é um ponto crucial para nós: mantermos a continuidade do nosso trabalho mesmo quando houver uma intervenção ou qualquer fato em que o diretório estadual ou de determinado município não esteja constituído. O nosso trabalho enquanto segmento especifico das mulheres não deve ser afetado, pelo contrário, ele deve ser preservado para avançar e isso nós conseguimos fechar hoje durante a reunião”, explicou.
A presidente do PSDB- Mulher da Paraíba, Iraê Lucena, classificou a reunião como fundamental para o alinhamento dos princípios do PSDB com a militância feminina da sigla.
“Nós estamos modernizando nosso regimento interno e unificando ao mesmo tempo, porque a partir do momento que temos um regimento que vai valer para a nacional, para a estadual e para o municipal, o trabalho de fiscalização fica muito mais fácil. Nosso regimento estava um pouco caduco e com tantas inovações e com tantas sugestões que foram dadas ficou mais enxuto e mais atual”, concluiu.
Outro tema do encontro foi o planejamento dos próximos cursos de capacitação de prefeitas e vereadoras tucanas eleitas pelo partido. O curso para prefeitas está previsto para os dias 18 e 19 de maio e o de vereadoras para os dias 1 e 2 de junho.