Na pauta do encontro a apresentação dos resultados do Plano de Prevenção à Violência, implantado no Governo do Rio Grande do Sul durante os anos de 2007 a 2010, com resultados significativos na redução dos índices gaúchos de criminalidade e violência publicados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
“Um projeto que baseia todos os esforços para se ter, primeiro a identificação de onde está ocorrendo mais pesadamente a violência, através do Mapa da Violência, que existe no Brasil, não apenas no Rio Grande do Sul, e depois escolher o conjunto de comunidades e formar parcerias com as prefeituras e aplicar o Plano de Prevenção, que significa colocar todas as políticas públicas à disposição daquela comunidade”, explica Yeda Crusius. “No Rio Grande do Sul, só para ter uma ideia, no bairro de maiores índices de violência de todo o estado, Guajuviras, durante 58 dias invertemos a estatística dos assassinatos. Durante esse espaço de tempo, zero homicídios, quando não era incomum que em um final de semana tivéssemos mais de dez”.
O Ministro Osmar Serraglio, com sua assessoria, determinou estudos do PPV gaúcho e avaliar a inclusão do método dentro da Política Nacional de Prevenção da Violência no âmbito do Ministério da Justiça.