As gestões foram avaliadas por um colegiado formado pela presidente da comissão, deputada Simone Santana, pela presidente do PSDB Mulher-PE, deputada Terezinha Nunes, autora do projeto de lei que institui o prêmio, pela deputada Socorro Pimentel e por três técnicas da Secretaria da Mulher do Estado.
“O Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher vem cumprindo seu papel de incentivar a promoção de políticas públicas específicas para as mulheres. Neste ano, o Agreste foi a região com maior número de indicações, com cinco gestões participantes, de um total de nove”, informou a presidente da comissão, deputada Simone Santana.
As prefeituras vencedoras se destacam por um conjunto de políticas públicas voltadas para as mulheres tais como: formação de organismos municipais de defesa dos direitos das mulheres; a adesão ao Fundo Estadual dos Municípios-Mulher, que obriga o repasse de 5% para investimentos em políticas públicas para o gênero; a criação de um Conselho da Mulher, de Centros de Referência, além de ações de promoção da saúde feminina e campanhas educativas.
Desempenho nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, ações inovadoras e protagonismo feminino das gestões avaliadas nortearam a seleção das prefeituras que se inscreveram ao prêmio. “Esse prêmio tem estimulado as cidades de Pernambuco a reservar orçamento para ações destinadas às munícipes, e a tendência é que isso se fortaleça cada vez mais”, é no que aposta Márcia Aguiar, secretária executiva de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual da Mulher. A entregada da honraria será no próximo dia 29/03, às 18h, na Assembleia do Estado.