O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pretende adaptar o programa de segurança lançado pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE) na tentativa de reverter os altos índices de violência que têm ocorrido no estado. Espelhando-se no “Juntos pela Segurança”, o governador planeja abrir um canal de negociação com os demais prefeitos para juntos enfrentarem o problema.
“É importante não enxergar a segurança como uma questão partidária, porque está em jogo o interesse público”, sentenciou a prefeita Raquel Lyra. De acordo com a tucana, a atuação do estado será fundamental para a experiência dar certo nos municípios. “O estado pode induzir as cidades trabalhando com força política e operacional no combate à violência”.
Desde a campanha eleitoral que a tucana Raquel Lyra anunciou seu compromisso de priorizar as ações voltadas para a segurança pública. O “Juntos pela Segurança” prevê câmeras de monitoramento, reforço na iluminação pública, ronda rural e aumento da guarda municipal. O programa envolve todos os agentes ligados diretamente no combate à criminalidade como as polícias civil, militar e rodoviária, o Ministério Público e o Poder Judiciário.