“Realmente é uma situação calamitosa. O que a gente precisa é urgentemente fazer uma mudança radical para a educação. Eu destacaria a valorização do professor. O aumento do piso salarial, do piso nacional, é um direcionamento que todos nós devemos destacar como um passo a ser dado e que precisa de uma sequência”, destacou.
Quando consideradas apenas as escolas públicas do país, o percentual é ainda mais alarmante: somente 3,6% têm aprendizado satisfatório, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado nos colégios públicos. Para o deputado Pedro Cunha Lima, os problemas do ensino trazem grandes consequências.
“O descaminho, a falta de capacidade de competir com o resto do mundo. E aí é só reformando que a gente vai conseguir sair dessa situação. Quando alguém fica contrário às reformas apresentadas é de causar muita estranheza. Porque parece que não se tem a exata dimensão do tamanho do nosso problema”, afirmou.
Pelos critérios do movimento Todos Pela Educação, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado.