Em novo reforço às políticas públicas no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lança, nesta sexta-feira (26), o “Botão do Pânico”. Pelo dispositivo, mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça poderão acionar imediatamente a Patrulha Municipal Maria da Penha (PMMP), em qualquer hora, no momento em que sentir-se ameaçada. A iniciativa é pioneira no Nordeste.
O lançamento será às 10h, no Ponto de Encontro das Comunidades (Pecom), no bairro de Prazeres, e terá a participação de representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, secretarias municiais da Mulher e do Poder Judiciário. Também estará presente a diretora Rosângela Nielsen, do Instituto de Tecnologia Preventiva (INIP), do Espírito Santo, que detém a tecnologia e foi responsável pela implantação do sistema na capital Vitória, o primeiro município do país a implantar o Botão do Pânico.
ATENDIMENTO 24H –
O “Botão do Pânico” permite gravar conversas, que poderão servir de prova judicial contra o possível agressor. O atendimento funcionará 24 horas por dia e os chamados serão atendidos em tempo hábil, podendo ser feito ou pela equipe da Patrulha Maria da Penha ou por integrantes das Polícias Civil ou Militar que estejam mais próximos.
A Prefeitura investirá R$ 13 mil com o custo de manutenção mensal. Inicialmente, a gestão municipal disponibilizará dez aparelhos, numa fase piloto, mas em breve esse número será ampliado. O contrato com a INIP, ganhadora da licitação, permite chegar a até 700.
“Estamos no momento com capacidade para trabalhar com 50 botões. De início, iremos disponibilizar 10 para esta fase. Mas, em breve, outros serão entregues a mulheres vítimas de violência no município”, explicou a secretária executiva da Mulher, Ana Selma.
SERVIÇO
Lançamento do Dispositivo de Segurança Preventiva para Mulheres em situação de Violência Doméstica – Botão do Pânico – em Jaboatão.
Nesta sexta-feira (26/08), às 10h, no Ponto de Encontro das Comunidades (Pecom) – Viaduto Geraldo Melo, Prazeres.
*Ana Lúcia Andrade/Assessoria do PSDB-PE