Outra boa maneira de se preparar é lendo bons livros, de marqueteiros experientes como Antonio Lavareda, que já participou de mais de 76 campanhas eleitorais e tem muita experiência a compartilhar.
SINOPSE
Eleições são eventos que mobilizam milhões de pessoas e costumam monopolizar a atenção da opinião pública, mas o funcionamento das campanhas políticas continua sendo um mistério para a maioria da população. Daí a importância de “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais”, que traz a assinatura de um dos maiores especialistas brasileiros no tema e analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais.
Antonio Lavareda, que já participou de 76 campanhas, sendo três presidenciais, trata dos aspectos mais relevantes delas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Ele usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.
Um capítulo trata especificamente daqueles que costumam ser as principais “armas” dos candidatos, os comerciais de TV. Além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado “neuromarketing” e está mudando a dinâmica das eleições.
O livro vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. “Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas”, escreve Lavareda.