A ideia é orientar a sociedade sobre o condicionamento e a correta disposição do lixo, reforçando a importância da coleta seletiva na cidade. “Esse elo criado com a população permitiu que avançássemos na coleta seletiva, melhorando a limpeza das ruas e a prestação dos serviços públicos”, avaliou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
Até maio deste ano, foram realizadas 959 ações de educação ambiental, 205 a mais do que no mesmo período do ano passado, quando a Semulsp realizou 754 ações de conscientização.
Os agentes orientam os moradores sobre os horários de passagem dos caminhões de lixo domiciliar e incentivam as pessoas para que separem os materiais que podem ser reaproveitados, entregando para a reciclagem garrafas pet, embalagens de tetra-pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.
“A população já se acostumou com a presença das equipes de conscientização e, hoje, registramos uma participação bem maior dos domicílios nesse trabalho”, explicou Laurimar Costa, presidente da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), grupo ligado à Semulsp.
*Do portal da prefeitura de Manaus