Segundo reportagem desta terça-feira (10) do jornal Folha de S. Paulo, a expectativa é que 60 senadores se inscrevam para se pronunciarem na sessão. Os parlamentares terão de dez a 15 minutos para discursarem. O provável, no entanto, é que a sessão dure mais de dez horas, por conta da possível manifestação da defesa de Dilma, do relator e de questões de ordem.
Para que a presidente Dilma seja afastada por até 180 dias e julgada por crime de responsabilidade é preciso que a maioria simples dos senadores votem a favor da admissibilidade do processo de impeachment. Ou seja, pelo menos 41 votos dos 81 senadores.
40 mil na Esplanada
Neste domingo começou a ser reerguido na Esplanada dos Ministérios o alambrado que dividirá os manifestantes pró e contra o impeachment. O muro vai da Catedral Metropolitana de Brasília até a Alameda dos Estados.
Também está mantido o esquema de segurança das forças policiais. A expectativa é que até 40 mil pessoas passem pela Esplanada nesta quarta-feira. A redução no número de manifestantes em comparação à votação na Câmara, no dia 17 de abril, é explicada pelo fato de ser dia de semana e haver uma certa previsibilidade em relação ao resultado da votação.