“Este número é reflexo da intensificação nas ações de combate ao mosquito, não apenas por parte da Prefeitura de Teresina, como também da população, que está mais consciente e contribuindo com o trabalho”, pondera Francisco Pádua, presidente da FMS.
De acordo com o presidente da FMS, a operação Faxina nos Bairros tem sido uma das ações que tem gerado impacto positivo no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “A Faxina nos Bairros tem sido muito bem acolhida pela população, que é o principal ator desse combate. Em 17 semanas de ação, já foram percorridas 68 regiões da cidade e recolhidas 3.228 toneladas de lixo. No último sábado (07) foi feita a 18ª edição, totalizando 72 bairros visitados, entre zona urbana e rural”, completa o presidente.
Outro dado positivo é que o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de Teresina está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,2%, ou seja, esse índice caiu 50% em relação ao ano passado.
“Sabemos que 80% dos focos de mosquito Aedes aegypti estão nas áreas residenciais e de trabalho. Então, cada um tem que fazer o seu papel, além de pensarmos também no esforço coletivo, que é o que representa a Faxina nos Bairros, poder público e comunidades atuando juntas no combate a esse mosquito que transmite doenças gravíssimas. Os resultados dessas ações estão aparecendo como demonstra o resultado do LIRAa e a redução no números de casos de dengue notificados este ano. Mas não podemos baixar a guarda, pois estamos finalizando o período chuvoso e com as chuvas espaçadas o risco continua”, acrescenta Francisco Pádua.
Este ano, até o dia 29 de abril, os agentes de endemias e veterinários da Gerência de Zoonoses da capital já fizeram a vistoria em 518.274 imóveis. Nessas visitas é feito o tratamento para acabar com focos do Aedes aegypti, bem como são eliminados depósitos que servem como criadouros de mosquito. “Essa luta contra o mosquito é contínua e diária e o poder público está fazendo sua parte e engajando a comunidade para manter a cidade saudável”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.
A Prefeitura de Teresina realiza ações permanentes de prevenção à dengue, zika e chikungunya, por meio da eliminação de focos do vetor. Durante todo o ano são promovidas ações educativas em escolas e instituições e os agentes de endemias realizam visitas periódicas a imóveis em toda a cidade, além de outros pontos estratégicos como sucatas, hortas comunitárias e cemitérios. A FMS também tem promovido capacitações para formar multiplicadores no combate ao mosquito. Esse ano já foram formadas 11 turmas do curso e 1.250 pessoas já foram capacitadas.
*Do portal da prefeitura de Teresina