O acordo foi firmado por meio da Gerência de Iluminação Pública (GIP) e permitirá que a prefeitura instale seis unidades dos equipamentos elétricos produzidos na Espanha em importantes corredores da cidade.
Tratam-se de estabilizadores, transformadores que alimentam as luminárias públicas. Cada um possui cerca de 40 luminárias de 400w – localizados na Avenida Ayrton Senna, no bairro de Piedade, e na Estrada da Batalha, no bairro de Prazeres.
SEM CUSTO – O experimento foi proposto pela empresa espanhola sem custos para o município. Os estabilizadores estarão afixados nas localidades por um período de 60 dias. Após esse prazo, a Gerência de Iluminação Pública de Jaboatão dos Guararapes fará uma avaliação técnica para verificar se os custos com iluminação foram reduzidos. Se constatada a economia, a Prefeitura implantará os estabilizadores em outros pontos do município. Para atender toda a cidade, seriam necessários 600 unidades.
“O projeto representa uma redução de 30 a 40% no consumo de energia na cidade. Sendo assim, se realmente forem comprovados estes resultados, todos sairão ganhando. Caso dê certo, não descartaremos a possibilidade de expandir esse experimento para outros pontos de Jaboatão”, informa o superintendente de Manutenção Urbana de Jaboatão dos Guararapes, Manoel Chaves.
*Rede45