A tucana foi escolhida por ter se tornado referência em acessibilidade, inclusão de pessoas com deficiência, projetos de inclusão social para atletas com deficiência, entre outros. Quem a representou na entrega do prêmio foi o triatleta do Instituto Mara Gabrilli, Edson Dantas, que recebeu o troféu das mãos do jornalista Gilberto Dimenstein. Dantas é uma das esperanças brasileiras nos Jogos Paralímpicos de 2016 e atual quarto colocado no ranking mundial de triathlon.
“É uma honra receber esse prêmio, junto a tantos nomes tão importantes para a cidade. Fico muito feliz com esse reconhecimento, mostra que o trabalho está sendo bem feito, que estamos no caminho certo. Ver tanta gente reunida que trabalha pelo bem da cidade, nos mostra que São Paulo tem jeito, que é possível mudar e melhorar”, afirma Mara.
Além dela, outras onze personalidades paulistanas foram premiadas: Drauzio Varella, Maurício Vargas, Wellington Nogueira, Thiago Mundano, Renata Falzoni, Braz Nogueira, Kuniko Kohakura Yonaha, Mel Lisboa, Stela Goldenstein, Leandro Sakamoto e Cecília Lotufo, além de André Sturm, homenageado como “Personagem do Ano”.
O evento nasceu como continuação ao Prêmio Cidadão Sustentável que visava premiar o cidadão que tinha a ação mais transformadora para tornar São Paulo uma cidade mais saudável e solidária. A premiação teve início em 2012 e, no último ano, elegeu Rodrigo Mendes, fundador de um instituto que promove a inclusão por meio da arte e educação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ação é realizada pelo Catraca Livre, com colaboração da USP Cidades, Ibope Conecta e Agência Tudo, e apoio da Caixa Econômica Federal.
*Liderança do PSDB na Câmara