Serviços de emergência também são garantidos, por meio da presença de bombeiros civis, ambulância e serviço médico de plantão no evento. Graças ao trabalho em parceria com todos os demais órgãos municipais, o Maceió 200 Anos de Verão conta com pontos de venda de alimentos e bebidas devidamente regulamentados e fiscalizados. A instalação e manutenção de banheiros químicos, a limpeza, o controle ambiental, o ordenamento do trânsito e a segurança do público também são preocupações constantes da organização dos festejos.
O funcionário público e usuário de cadeiras de rodas Jorge Fireman destaca que Maceió está de parabéns por abrir o espaço em respeito à diversidade. Ele idealizou o espaço e ajudou a Fmac na seleção do local e escolha de itens fundamentais à acessibilidade no camarote especial. “Esperamos que a democratização do acesso à cultura e ao lazer seja mantida em todos os eventos. Com isso, ganha toda a população”, diz Jorge Fireman.
O diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões, explica que o camarote de acessibilidade foi montado em um local estratégico, visando facilitar a locomoção. Ele orienta que as pessoas com deficiência cheguem um pouco antes do horário marcado para início dos shows para que o trajeto do carro ou de casa até o local não seja prejudicado.
Festival
O Festival Maceió 200 Anos de Verão foi aprovado no Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e mais uma vez, é produzido em parceria com o Instituto Boi Bumbarte de Cultura. O Festival tem o patrocínio da Braskem, Skol, Caixa e Governo Federal, Parque Shopping, Centro Universitário Tiradentes – Unit e AlmaViva.
Em sua segunda edição, o Maceió Verão já é considerado um marco na programação cultural de Maceió. Em 2015, a programação tem o mesmo formato da edição de estreia. Os grupos locais convidam as atrações musicais conhecidas nacionalmente.
Nesta edição, o público vai conferir ainda, no dia 24, Roberta Aureliano, Dydha Lira, Leureny e Zeca Baleiro; e dia 31, Desa, Vitor Pirralho e Os Paralamas do Sucesso.
*Da prefeitura de Maceió (AL).