Na sua página no Facebook, Fernando Henrique recordou sua visita à igreja de Martin Luther King, em Atlanta. A seguir, a íntegra da afirmação do ex-presidente.
“Em novembro de 2006, Fernando Henrique Cardoso esteve em Atlanta, nos Estados Unidos. Na ocasião, visitou a igreja na qual Martin Luther King fazia sua pregação e, logo em frente, o memorial erguido em sua homenagem. Na igreja, ele se senta para ouvir a gravação de sermões de Luther King em favor da igualdade racial, transmitidos por alto-falantes. Em seguida, é acompanhado ao memorial por uma guia com quem conversa longamente. Além de explicações sobre o museu, a guia lhe conta sobre situações de racismo ainda presentes na Georgia. Entre outras, menciona ter visto em uma cidade do interior do Estado um consultório médico com uma sala de espera para brancos e outra para negros, com entradas separadas para cada uma.
No dia dedicado à memória de Martin Luther King, nos juntamos às homenagens a esse grande líder político e espiritual, lembrando que sua luta deve prosseguir até que todas as formas de discriminação racial, étnica e religiosa sejam superadas.”