Ícone do site PSDB-Mulher

Semira promove Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas em Goiás

Tráfico de PessoasDIA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS – Em 2013 a ONU instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. O comércio de seres humanos é uma indústria global e cruel que nega às vítimas os seus direitos mais básicos, aproveitando-se de suas carências econômicas e de informação. Ele existe para fins de trabalho escravo, exploração sexual, adoção ilegal, remoção de órgãos ou servidão. Em Goiás, o tráfico de pessoas, infelizmente, está presente com força. Um exemplo disso é que, pesquisa realizada pela ASBRAD no aeroporto internacional de Guarulhos apontou que, de cada 5 brasileiras que estão na Europa para fins de prostituição, uma é goiana.

O mapeamento dos pontos vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes feito pela PRF aponta no mesmo sentido: Goiás ocupa o 4º lugar no ranking, mesmo não tendo as maiores malhas viárias do país. Essa semana muitas campanhas contra o tráfico de pessoas estão sendo realizadas no mundo todo, a exemplo do que aconteceu ontem à noite no Rio de Janeiro, quando o Cristo Redentor ficou azul, para fazer referência à ação mundial encabeçada pela ONU, chamada “Campanha do Coração Azul’, que tem como madrinha, no Brasil, a cantora Ivete Sangalo.

 

Nesta segunda-feira, 28, a Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Ceetp-GO/Semira), realizou uma caminhada em Anápolis, em parceria com a Diretoria da Mulher, para conscientizar sobre o tráfico de pessoas.

 

Ontem à noite a PRF, juntamente com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizou ação de prevenção a esse crime na região dos motéis de Aparecida de Goiânia, onde se concentra uma grande quantidade de potenciais vítimas. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos e a equipe conversou com as pessoas que por ali trabalham para denunciar, caso fiquem sabendo de alguma situação desse tipo.

 

Hoje, a partir das 8 horas, em virtude da Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Ceetp-GO) estará no Aeroporto Santa Genoveva para desenvolver uma campanha de conscientização e sensibilização junto à sociedade sobre o tema. A secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Gláucia Teodoro Reis, estará presente. A Semira recomenda que os participantes usem camiseta branca. 

 

Amanhã, 31, acontece uma mobilização no Posto da Polícia Rodoviária Federal, saída para Anápolis, para conscientização sobre questões do tráfico de pessoas.

Sair da versão mobile