Ícone do site PSDB-Mulher

Para o ex-presidente, o Real nasceu de uma construção política democrática

marca-governo-dilma-frustracao-fernando-henrique-cardosoBrasília (DF) – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o principal nome à frente da criação do Real. À época da concepção do plano, ele era o ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, cargo que assumira a convite do então presidente. Para o ex-presidente a nova moeda surgiu de uma “construção política” baseada no respeito à democracia.

FHC conduziu a implantação da URV, gerenciou as negociações políticas para o real e, quando a moeda entrou em vigor, já havia deixado o Ministério e era o candidato do PSDB à Presidência da República em 1994 – ele ganhou as eleições daquele ano, logo em primeiro turno.

Na solenidade de fevereiro, o ex-presidente recordou que uma das características da criação do Plano Real foi a transparência.

“O Plano Real foi uma construção política, foi uma construção que nasce da democracia, que percebeu que o momento era da democracia e que, portanto, não haveria que fazer imposição, senão haveria que fazer um apelo, um convencimento, para que pudéssemos avançar”, destacou o tucano.

*Rede45

Sair da versão mobile