Ícone do site PSDB-Mulher

Crescimento da economia cai em 2014, segundo previsão de bancos

 

Foto: Getty Images

Brasília (DF) – O fraco desempenho do setor industrial e o fantasma da inflação que insiste em assombrar o bolso dos brasileiros tem feito com que os bancos revisem para baixo suas previsões de crescimento da economia para este ano. Segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), onde 28 economistas de instituições financeiras foram entrevistados, a expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 caiu para 1,4%. Na pesquisa anterior, o índice era de 1,8%.

As informações são de reportagem do jornal O Globo (13).

Os resultados também recuam quando se leva em consideração o ano de 2015. A previsão do PIB caiu de 2,2% para 1,7%. Já os números da inflação oficial, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), continuam a subir. O IPCA previsto para 2014 foi de 6,3% para 6,41%. O de 2015, de 6% para 6,1%.

Crédito

Outro setor afetado pelo pessimismo na economia foi a expansão do crédito. Para 81% dos economistas ouvidos pela Febraban, haverá moderação tanto nas concessões de crédito privadas como nas públicas. Já a expectativa de crescimento recuou de 13,1% para 12,4%.

*Rede45

Sair da versão mobile