A Marcha Mundial das Mulheres tem atuado no Fórum Social Mundial desde o início do processo. Sempre participamos com a perspectiva dele ser um espaço privilegiado para realizar o nosso desejo de mudar o mundo e estabelecer alianças com outros movimentos sociais para alcançar esse objetivo. Nossa presença nos Fóruns sempre representou uma forte ação de visibilidade da resistência e das alternativas que as mulheres constroem.Um espaço onde sempre buscamos mostrar como a opressão das mulheres é inerente à sustentação da ordem econômica, social, cultural e política capitalista.
A Marcha esteve presente em todas as edições do Fórum Social Mundial, desde seu início, em 2001, e em muitos fóruns regionais e nacionais. No processo do FSM, a MMM aumentou sua visibilidade, reforçando a sua presença em muitos países e regiões do mundo, construído alianças com outros movimentos sociais e organizações feministas. O Fórum é também um espaço privilegiado para a formação política de militantes MMM.
Nos fóruns, construímos alianças políticas e estratégias com outros movimentos sociais que também fazem o enfrentamentos ao capitalismo globalizado, ao imperialismo, ao racismo e ao patriarcado, e tornamos pública a nossa resistência e alternativas através de manifestações de rua, educação popular e da construção coletiva de novas formas de expressão. Construímos alianças porque sabemos que para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres é necessário alterar a correlação de forças que sustentam a ordem hegemônica. E, para isso, é preciso um grande movimento dos movimentos. Neste sentido buscamos construir uma agenda convergente e ações comuns no espaço das Assembleias de Movimentos Sociais.
Nos espaços e instâncias do FSM, continuamos a atuar para impedir que a análise feminista se limite apenas a áreas consideradas convencionais – tais como saúde, direitos reprodutivos, participação política – de modo que também contagiem o núcleo duro do debate sobre alternativas, tais como a economia, a guerra ou a violência, para que nosso enfoque não seja nem periférico nem isolado.
Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, estamos comprometidos com a construção de processos para a convergência de lutas e alternativas. Nossa referência é a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade, com base na igualdade, liberdade , justiça, solidariedade e paz. Nós dizemos que para mudar a vida das mulheres , o mundo precisa de ser mudado, mas também para mudar o mundo, a vida das mulheres precisa ser mudada. Tudo ao mesmo tempo agora!
Agendas da Marcha Mundial das Mulheres no Fórum Social Temático 2014
23 de janeiro, quinta-feira
9h00-12h0 – Mesa de convergência: Crise capitalista, não vamos pagar essa conta! (com a participação de Yildiz Temurturkan, da MMM Turquia)
Local: Mezanino da Usina do Gasômetro
Atividade autogestionada
14h00-16h00 – Debate: Desmilitarização da polícia
Local: Usina do Gasômetro, 2o andar, sala 2
Organização: Enegrecer – Coletivo nacional de Juventude Negra
Marcha de Abertura
Concentração da MMM a partir das 15h, em frente à escadaria da Prefeitura
24 de janeiro, sexta-feira
9h00-12h00 – Mesa de convergência: Contra o capital, democracia real (com a participação de Wilhelmina Trout, da MMM África do Sul)
Local: Assembléia Legislativa – Auditório Dante Barone
Atividades autogestionadas
14h00-16h00 – Extermínio da juventude: da criminalização do rolezinho à morte física
Organização: Fórum de Enfrentamento do Extermínio da Juventude
Local: Acampamento da Juventude – Tenda das Oficinas
16h00-18h00 – Feminismo: derrubando muros, construindo pontes
Organização: Marcha Mundial das Mulheres
Local: Usina do Gasômetro – Sala 4
25 de janeiro, sábado
14h00-15h00 – Diálogos Globais – Três anos de revoltas interconectadas – De Túnis ao Brasil
Local: CC Mário Quintana
16h00-18h00 – Reforma Política, Democratização da Mídia e Taxação das Grandes Fortunas
Organização: Fundação Perseu Abramo
Local: Câmara Municipal
14h00 – LANÇAMENTO DA CAMPANHA PELO PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA PELA REFORMA POLÍTICA E ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Local: Usina do Gasômetro – Mezanino