Ícone do site PSDB-Mulher

“Conferência Regional da WDN-LA”, por Giselle Ferreira

Brasília –  A capital da Argentina, Buenos Aires, foi sede da Conferência Regional da WDN na America Latina (Women’s Democracy Network-LA). O evento ocorreu entre os dias 3 e 4 deste mês.

A WDN está presente em 61 países e é uma iniciativa do Instituto Republicano Internacional – IRI, sediado nos Estados Unidos da América. Visa capacitar as mulheres de todo o mundo para a vida pública, política e econômica. Seu objetivo é conectar mulheres líderes e aspirantes incentivando a formação e expansão de redes regionais.

No encontro a professora Giselle Ferreira Del Carpio e a escritora Sílvia Rita Souza representaram o Brasil e abordaram o tema sobre “As mulheres na Política”, quando apresentaram dados da situação da participação feminina no Brasil. No ranking internacional de participação feminina na política calculado pela Inter-Parliamentary Union (IPU), o Brasil encontra-se no 142º lugar, só perdendo para o Haiti e Belize no continente americano; na Câmara Federal dos 513 deputados federais, apenas 44 são mulheres (8,6% do total); no Senado dos 81 senadores, 13 são mulheres (16%); nas Prefeituras as mulheres são menos de 10% e nas Câmaras de Vereadores as mulheres são apenas 12%.

As brasileiras informaram que houve aumento tímido da participação no poder político: de 1992 a 2012 o avanço da participação feminina foi, em média, de 1% no número total de eleitas a cada eleição municipal. Segundo o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves (ENCE/IBGE), levaremos 150 anos para atingir a paridade nos municípios!

Sobre os avanços destacou-se a lei que garante 30% de candidaturas femininas, a lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, a Central de Atendimento a Mulher 180, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, entre outros.

Foi ainda apresentada a Revista da Juventude do PSDB, cuja edição de novembro deste ano, contém artigo sobre o Mentorship Program conduzido no Brasil pelas duas participantes brasileiras. O Programa trata de facilitar o compartilhamento de informações entre mentor e menteé e, em relação às duas especialistas, é centrado em áreas como: elaboração de proposições legislativas; identificação de lideranças femininas com potencial eleitoral; capacitação de mulheres candidatas; marketing político e eleitoral; formação de rede de contatos (networking), postura e ética profissional, dentre outros.

As especialistas apresentaram à WDN-LA, dentre outras, as seguintes sugestões: os partidos políticos devem assumir a bandeira das creches públicas e da defesa da educação infantil em suas plataformas e construir uma infraestrutura interna para que as mulheres participem de reuniões, congressos, seminários e de capacitação política que possibilitem as candidaturas femininas.

Na conclusão afirmaram que: “as mulheres no poder mudam as prioridades das políticas públicas trabalhando no sentido do desenvolvimento econômico associado ao social

O PSDB está à frente dessas questões e isto é muito importante para apresentarmos uma nova agenda, um novo ciclo para as mulheres brasileiras e para o país.

Ao fim da apresentação foi citado o exemplo de Malala Yousafzai que em meio às dificuldades criou novas oportunidades. Em seu discurso na ONU, a adolescente convocou os políticos para que ajam para garantir que todas as crianças exerçam o direito de ir à escola e disse ainda que os extremistas temem os livros e temem também as mulheres. Livros e canetas, segundo a jovem, são as armas mais poderosas contra o terrorismo. Segundo suas palavras: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.

 O próximo passo será trazer este encontro para o Brasil.

Teremos a oportunidade de compartilhar nossas dificuldades e sucessos com mulheres de várias partes do mundo, mas, principalmente da América Latina. Queremos envolver mulheres parlamentares e de todos os setores da sociedade civil organizada, além de formar uma rede de mulheres que lutam pela consolidação da democracia no Brasil. O convite está feito! Venha participar conosco deste projeto!” convidou Giselle.

                                 Giselle Ferreira é membro da Executiva do PSDB/DF e do PSDB Mulher

 

Sair da versão mobile