A reunião também foi importante porque tornou pública uma situação lamentável na área do ensino, que vem sendo jogada para trás das cortinas ou para debaixo do tapete, sem que a sociedade saiba o seu real tamanho e gravidade. Eu me comprometi a atuar para fortalecer as necessidades educacionais das instituições de ensino e da urgência do apoio aos hospitais universitários.
Acho que temos que levar adiante todas essas demandas, seja por meio de emendas coletivas ou individuais. E a partir de agora não podemos deixar de manter esse elo. Não podemos nos calar diante de cenário tão injusto com os dirigentes, professores, demais funcionários e alunos.
O encontro foi liderado pelo reitor da Unirio, professor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Ele e os demais dirigentes das instituições de ensino solicitaram a indicação de emendas de bancada que atendam coletivamente aos interesses das Ifes do RJ, com prioridade para a assistência estudantil. Durante o encontro, ressaltou-se que bancadas de outros estados já fazem essa articulação com universidades locais, o que tem gerado bons resultados.
Os dirigentes pediram também o nosso apoio para a proposta de transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica. O pleito já foi levado ao Ministério da Educação (MEC) pelo diretor-geral da instituição, que conta com a concordância dos reitores das demais Ifes do RJ. Vamos cobrar do governo. Queremos respostas.
* Andreia Zito é deputada federal pelo PSDB-RJ.