É mais uma importante informação que confirma o que os números do IDHM já apontavam: a melhoria de qualidade de vida no Brasil foi maior no governo de Fernando Henrique Cardoso do que nos governos petistas que o sucederam, apesar de toda a demagógica propaganda oficial do governo federal nos últimos 10 anos.
Em um ranking elaborado pelo jornal paulista, o PSDB é um dos partidos brasileiros mais bem qualificados, com uma média de IDHM de 0,677 nas cidades governadas pela legenda.
O estado de São Paulo, governado pelos tucanos há quase vinte anos, possui 28 dos 50 municípios mais desenvolvidos do país, uma marca que não espelha só o poderio econômico dessa unidade da Federação.
O jornal cita como destaques duas cidades paulistas administradas por tucanos: Águas de São Pedro em segundo lugar, e Santos, a sexta colocada, no ranking nacional.
O resultado altamente positivo para o PSDB é, principalmente, o reflexo de como os tucanos gerem os governos, seja federal, estadual ou municipal: voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, focando a administração na Educação, Saúde e Segurança, que garantem uma maior longevidade e melhor distribuição de renda.
Assim foi no governo Fernando Henrique Cardoso que implantou o Plano Real, o Fundef, a rede de proteção social sem demagogia e nem clientelismo com os programas Bolsa Escola, Vale Alimentação e Vale Gás, que mais tarde se transformaram no Bolsa Família, numa tentativa petista de patentear a ‘paternidade’ de ações sociais no Brasil.
É uma vitória e uma conquista que nos deixa, tucanos de todos os rincões do país, ainda mais confiantes na determinação de que realmente estamos no caminho certo ao assumir a responsabilidade de conduzir os destinos daqueles que nos elegeram.
Os dados são inquestionáveis e para qualquer comentário em contrário, qualquer proselitismo petista, vale a frase do nosso presidente de honra:
“Verdades da História sempre vencem a propaganda política populista”, escreveu no Facebook o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
*Primeira vice-presidente do PSDB-Mulher