Ícone do site PSDB-Mulher

PSDB-Mulher debate os desafios da representação feminina na política

Brasília – Nos dias 6 e 7 de maio, segunda e terça-feira, o Secretariado Nacional da Mulher – PSDB-Mulher realiza, em Brasília (DF), uma oficina para debater os desafios da representação feminina na política.

Com o tema “A Mulher na Política Nacional: o fortalecimento do núcleo feminino do PSDB no contexto da Nova Agenda”, a atividade reunirá 27 coordenadoras do segmento, representantes das 26 capitais estaduais e do Distrito Federal.

A meta é estabelecer uma rede permanente de intercâmbio entre mulheres de todo o país. Na pauta estão novas metodologias de comunicação, liderança e motivação para o trabalho.

SERVIÇO

Oficina “A Mulher na Política Nacional: o fortalecimento do núcleo feminino do PSDB no contexto da Nova Agenda”

Data: 6 e 7 de maio

Horário: a partir das 9h

Local: Hotel Sant Paul – SHS quadra 02 bloco H, Brasília – DF

 

Confira abaixo a programação completa:

1º Dia

9h – 9h30 – Abertura

9h30 – 10h30 – Palestra 1 – A Mulher no Sistema Político Brasileiro

10h30 – 10h45 – Coffee Break

10h45 – 11h45 – Oficina Participativa 1

11h45 – 12h30 – Plenária de Apresentação dos Grupos 1

12h30 – 14h – Almoço

14h – 15h15 – Palestra 2 – 1ª Parte – Comunicação Não-Violenta

15h15 – 15h30 – Coffee Break

15h30 – 16h30 – Palestra 2 – 2ª Parte – Comunicação Não-Violenta

16h30 – 17h – Oficina Participativa 2

 

2º Dia

9h – 9h15 – Abertura

9h15 – 10h30 – Palestra 3 – Princípios da Democracia no Brasil

10h30 – 10h45 – Coffee Break

10h45 – 11h45 – Oficina Participativa 3

11h45 – 13h – Oficina de Encerramento 1

 

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas e atividades de diagnóstico participativo em grupo. Cada encontro será acompanhado de um especialista no tema e de um facilitador, para supervisionar os trabalhos em grupo.

Carga horária: 10 horas (1º dia – 6h – 2º dia – 4h)

Diretor da Oficina Municipal: José Mario Brasiliense Carneiro, Doutor em Administração (EAESP-FGV) e fundador da Oficina Municipal.

Coordenador de Projetos: Eder Brito, Mestre em Administração Pública (Korea University).

Professores e Facilitadores:

Cesar Ferragi (Zare) – Graduado em Administração pela EAESP-FGV, Mestre e Doutor em Administração Pública pela International Christian University em Tóquio, Japão (Concentração em Teoria das Organizações, Policiamento Comunitário e Participação Cidadã). Possui aperfeiçoamento em Políticas Públicas pela Universidade do Texas, em Austin, e em Estudos da Paz e Resolução de Conflitos pela Universidade da ONU, em Tóquio. Atualmente é professor de Relações Internacionais da ESPM e trabalha como assessor técnico de gabinete na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo.

Sandra Caselato – Psicóloga, Bacharel em Artes Plásticas, especialista em Didática do Ensino Superior. Entre 2009 e 2011 trabalhou no Japão, atendendo a população estrangeira, escolas e grupos, com palestras, workshops e consultoria sobre Stress Management, Nonviolent Communication™, inteligência emocional e adaptação cultural. Contribuiu com uma coluna mensal para a maior revista brasileira no Japão (Revista Alternativa). Prestou consultoria para a Agência das Nações Unidas – UNRWA em Israel/Palestina, em ‘best practices in psychology trainning’. Atua como psicoterapeuta e consultora para escolas, organizações e empresas no Brasil e exterior. www.psicologasandra.com

Yuri Haasz – Mestre em Relações Internacionais (Concentração em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos), Aperfeiçoamento em Educação para Paz, Jornalismo de Paz e Transformação Pacífica de Conflitos. Foi bolsista Rotary World Peace Fellow (2009-2011) e trabalhou com a Human Rights Watch, Divisão do Norte da África e Oriente Médio, em Jerusalém. Vem atuando como consultor em Nonviolent Communication™ para escolas, organizações e empresas no Brasil, Japão, Israel-Palestina e EUA. Em janeiro de 2012 co-facilitou um treinamento nos territórios palestinos ocupados para mais de 100 palestinos, israelenses e internacionais. Palestrante convidado em diversas universidades no Brasil e Japão.

Humberto Dantas – Cientista político, Mestre e Doutor pela USP, professor de política do Insper e coordenador de cursos de pós-graduação na Escola de Sociologia e Política e na FIPE-USP. Professor das oficinas de cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão e da Rádio Estadão.

Maria Fernanda Teixeira da Costa – Mestre em Psicologia Social (IP-USP), Administradora de Empresas (FAAP) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990). Especialista em Desenvolvimento Organizacional.

José Eustáquio Diniz Alves – Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1980), mestrado em Economia (1983), doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR-UFMG (1994) e pós-doutorado pelo Nepo/Unicamp. Trabalhou na Secretaria do Trabalho de Minas Gerais entre 1984 e 1988, sendo coordenador estadual do SINE e foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto de 1987 a 2002. Foi tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2005-2006) e vice-presidente da ABEP (2007-2008). Diretor de finanças da Associação Latino Americana de População (ALAP), gestão 2013-2014. É pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE. Foi coordenador da pós-graduação da ENCE/IBGE de 2005 a 2009. Tem experiência na área de Economia, ciências sociais e Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: família, gênero, fecundidade, direitos reprodutivos, demanda habitacional, bônus demográfico e população e desenvolvimento.

Sair da versão mobile