Hoje em dia, podemos dizer que a tecnologia é uma grande aliada ao processo de emancipação da mulher, por fazer que, com os meios de comunicação, as diversas informações cheguem a uma parcela significativa da população, esclarecendo sobre questões como direito universal, liberdade e democracia.
As mudanças sociais e as inovações tecnológicas, e todo esse apanhado de divulgação e conhecimento, possuem um importante papel na organização das lutas pelos direitos das mulheres, pois permitem que as pessoas se organizem e comuniquem seus pensamentos de maneira eficiente, abrindo um leque de informações e possibilidades de mobilização.
Por meio de muitas lutas, a cada dia as mulheres vêm conquistando seu lugar no mercado de trabalho, na política, na sociedade, e com isso a mulher passa à ocupar também novos espaços, sendo levada a assumir múltiplos papéis. Hoje a mulher se encontra com uma ampliação de ideais, novos interesses e necessidades – além de seu compromisso profissional, ocupa ainda um espaço amplo no âmbito doméstico, social e principalmente no meio político, enfatizando suas conquistas históricas, avanços e as inúmeras lutas em busca dos seus direitos.
No entanto, apesar da crescente e contínua busca pelo seu reconhecimento, há ainda longos caminhos para percorrer. Porém, é claro e certo sua persistência, garra, e árduo trabalho em busca de mudanças e ideais. Tendo a certeza de através do seu reconhecimento, a mulher conquistar de fato seu devido lugar.
* – Deputada estadual e presidente do PSDB-Mulher do Pará